PADRÕES
PADRÃO
O esforço é
grande e o homem é pequeno
Eu, Diogo Cão, navegador,
deixei
este padrão
ao pé do areal moreno
e para deante
naveguei.
A alma
é divina e a obra é imperfeita.
Este padrão
signala ao vento e aos céus
Que, da obra ousada, é minha a parte
feita:
O por fazer é só com Deus.
E ao immenso
e possível oceano
Ensinam estas
quinas, que aqui vês,
Que o mar com
fim será grego ou romano:
O mar sem fim é portuguez.
E a Cruz ao
alto diz que o que me há na alma
E faz a febre
em mim de navegar
Só encontrará
de Deus na eterna calma
O porto sempre por achar.
O poema é extraído de
"Mensagem", obra do renomado escritor português Fernando Pessoa. O
livro é composto por 44 poemas e é frequentemente chamado de "pequeno
livro de poemas". É considerado uma epopeia nacional moderna de Portugal,
muitas vezes comparado a "Os Lusíadas" de Luís de Camões.
"Mensagem" reflete sobre a história, mitologia e destino de Portugal,
combinando habilmente elementos tradicionais e modernos para celebrar o passado
e o futuro da nação.
Um padrão é um pilar de pedra
deixado pelos exploradores marítimos portugueses nos séculos XV e XVI para
marcar descobertas significativas e estabelecer primazia e posse. Eram
frequentemente colocados em promontórios, cabos ou na foz de grandes rios. Os
primeiros marcadores eram simples pilares ou cruzes de madeira, mas
deterioravam-se rapidamente no clima tropical. Posteriormente, os padrões
passaram a ser esculpidos em pedra, assumindo a forma de um pilar encimado por
uma cruz e o brasão real.
Os padrões, conhecidos em português como "padrões", são marcos históricos de pedra utilizados durante a Era dos Descobrimentos por navegadores e exploradores portugueses. Esses monumentos eram geralmente inscritos com o brasão de armas de Portugal e erguidos em vários locais para simbolizar reivindicações territoriais e a presença dos exploradores portugueses.
Brasão de armas de Portugal
Neste contexto, é claro por
que os selos que comemoram a visita do Presidente Óscar Carmona às colónias
portuguesas (São Tomé e Príncipe e Angola) apresentam um padrão.
Presidente de Portugal, Óscar
Carmona
1938 São Tomé e Príncipe e Angola - Visita do Presidente António Óscar
1938-1939 — a visita do
Presidente Óscar Carmona em África
Os mais famosos desses marcos
foram estabelecidos em regiões como o Brasil, a costa africana e partes da Ásia
durante os séculos XV e XVI. Eles simbolizavam o império marítimo português e
eram um meio de afirmar soberania e promover a navegação.
Diogo Cão ergueu quatro padrões
nas costas de África: o primeiro, São Gregório, na margem sul do rio Congo, na
sua foz; o segundo, Santo Agostinho, no Cabo do Lobo (Cabo de Santa Maria); o
terceiro no Cabo Negro; e o quarto na Serra Parda (Cabo Cross). Além disso, ele
esculpiu uma cruz e uma inscrição na rocha perto das Cataratas de Yellala.
Bartolomeu Dias deixou três padrões: São Gregório no Penedo das Fontes
(Kwaaihoek); São Filipe no Cabo da Boa Esperança; e São Tiago Zebedeu na Ponta
do Pedestal (Ponta de Dias). Vasco da Gama ergueu seis padrões, quatro deles em
África: São Brás na Baía de Mossel (África do Sul); São Rafael na foz do rio
Bons Sinais (Quelimane — foz do Zambeze, Moçambique); Espírito Santo em
Malindi; e São Jorge na Ilha de Goa (também conhecida como Ilha de São Jorge,
Moçambique).
A Sociedade de Geografia de
Lisboa conseguiu restaurar, no século XX, três padrões erguidos por Diogo Cão e
um por Bartolomeu Dias.
O desenho dos padrões muitas
vezes incluía uma cruz ou outros símbolos cristãos, refletindo os motivos
religiosos por trás de muitas das explorações. Muitas dessas pedras têm um
valor histórico significativo, representando a era das explorações e as
ambições coloniais iniciais das potências europeias.
Hoje, algumas dessas pedras
são preservadas como locais de património cultural e servem como importantes
lembranças da complexa história de colonização e intercâmbio cultural que
ocorreu durante esse período.
[1]:
O Palácio de São Bento, em Lisboa, é a sede da Assembleia da República
Portuguesa, o parlamento de Portugal.
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